AFINAL, O QUE É BRAND CONTENT? ENTENDA AQUI!

Dentre todas as áreas que compõem uma empresa, sem dúvida o marketing está entre as mais dinâmicas. Isso porque o tempo todo estão surgindo inovações nas estratégias e novas metodologias para que as empresas possam tirar o máximo de proveito dos seus investimentos na área.

Hoje nós vamos falar sobre um dos mais inovadores conceitos do segmento, para que você compreenda ao certo o que é brand content e de que forma ele pode ser útil para o seu negócio. Confira!

O que é brand content?

O brand content é definido por um termo em inglês que traduzido quer dizer conteúdo de marca. Ou seja, o conteúdo relacionado ao universo da marca, criado para gerar valor para ela e para a empresa. Não basta gerar valor apenas para a marca, no entanto.

Esse conteúdo precisa ter qualidade e ser relevante também para o público-alvo da empresa, pois em vez de a marca estar associada com anúncios, ao investir no brand content ela passa a estar relacionada com informação, que notoriamente traz mais valor ao consumidor que os anúncios tradicionais.

Pode ser desenvolvido nos mais variados formatos e canais e se posiciona no caminho do meio entre a publicidade e o entretenimento.

Qual a diferença entre marketing de conteúdo e brand content?

Essa é uma pergunta bastante comum quando falamos sobre brand content, pois muitos profissionais confundem os dois conceitos.

Realmente eles são muito próximos, mas diferentemente do que a maioria pensa, se diferenciam entre si como estratégias de marketing. Brand content não é o mesmo que marketing de conteúdo e um não é uma subcategoria do outro — são conceitos distintos.

Enquanto o brand content tem uma relação direta com a divulgação da marca e seu posicionamento, o marketing de conteúdo é mais amplo e pode também ter outros focos, como o engajamento da audiência, a geração de leads, a fidelização de clientes, entre outros.

Brand content é uma estratégia mais voltada ao branding, enquanto o marketing de conteúdo pode ser considerado uma metodologia ampla de marketing que pode ter variados objetivos. A influência nas vendas também diferencia ambos, pois no caso do primeiro ela é indireta, enquanto no segundo o impacto nos resultados comerciais pode ser direto.

Outra diferenciação importante: brand content é dividido em campanhas, como outras formas de publicidade; o marketing de conteúdo, não. Este último precisa ser feito de forma consistente e com uma regularidade contínua.

Como fazer?

Existem alguns pontos essenciais que merecem sua atenção ao planejar e executar uma estratégia de brand content, mas sem dúvida nenhum deles inclui uma suposta fórmula mágica. Como falamos acima, o brand content fica no caminho do meio entre informação e entretenimento.

Então, para fazê-lo é preciso que a empresa produza conteúdo que gere interesse no público-alvo, sem perder a relevância e o potencial de entretenimento. Dessa forma, o objetivo da empresa deve ser gerar curiosidade e surpresa no público, para que o engajamento aconteça e o material seja compartilhado pelos consumidores impactados.

Quais os principais cases?

Para facilitar seu entendimento sobre o que é brand content vamos analisar um case real da metodologia. Ele envolve duas grandes marcas: Netflix e The New York Times. Como já não é novidade para ninguém, as pessoas estão comprando menos jornais impressos e investindo mais em novos formatos de conteúdo, como é o caso da Netflix.

Pensando nisso, o pessoal do The New York Times se associou à Netflix para produzir um conteúdo capaz de reposicionar sua marca. O material falava sobre os motivos que fazem com que uma prisão nos moldes masculinos não funcione para detentas mulheres, patrocinado pela série da Netflix “Orange is the new black”, que trata justamente sobre o tema.

Com um conteúdo de qualidade o jornal conseguiu atingir o público-alvo certo — pessoas que já assistem ao seriado e se interessam pelo tema — e ainda se reposicionar como uma marca inovadora, digital e alinhada com tendências.

Entender o que é brand content é o primeiro passo para investir em estratégias de marketing que consigam usar o conteúdo para gerar valor e posicionar marcas no mercado. Se restar alguma outra dúvida sobre o tema, é só deixar abaixo o seu comentário!

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