MARKETING: INTERNO OU TERCEIRIZADO?

Criar uma campanha de marketing é fundamental para uma empresa se estabelecer no mercado. Entretanto, isso não é tarefa fácil. Para obter resultados relevantes é fundamental ter uma equipe capaz de lidar com diferentes necessidades, como:

  • considerar os ambientes online e offiline;
  • atuar no planejamento de estratégias;
  • criar diferentes tipos de ações;
  • mensurar cada resultado etc.

Assim, vale a pergunta: é melhor investir no marketing terceirizado ou montar uma equipe interna? Acreditamos na primeira opção. Com essa alternativa, você contrata uma agência para cuidar da sua marca e, dessa forma, consegue otimizar seu tempo.

Confira o artigo para conhecer outras diferenças!

Comece com um planejamento

Sua escolha depende, fundamentalmente, da identificação das possibilidades da empresa. É preciso analisar internamente a companhia — bem como o mercado, o público e os objetivos — para reunir as ferramentas necessárias para começar o trabalho.

Uma empresa que atua num nicho muito específico pode obter vantagens investindo na criação de uma equipe própria, entretanto, é preciso ter uma dedicação especial à montagem dessa equipe e procurar por profissionais capazes de atender à demanda.

Essa demanda pode ser muito maior do que se imagina, uma vez que, para que o marketing seja eficiente nos dias de hoje, é preciso pensar no ambiente online e no offline e na integração entre eles.

Avalie o orçamento disponível

Nesse aspecto, somente invista na montagem de uma equipe de marketing se houver condições financeiras e físicas para tanto. Profissionais da área precisam de equipamentos — muitos deles sofisticados e que demandam frequentes atualizações para melhor aproveitamento.

Caso você queira reduzir custos, o ideal é contar com um serviço terceirizado. Dessa forma, a empresa contratada fica responsável por providenciar toda a tecnologia necessária, o que inclui a compra e atualização de equipamentos.

O preço final é vantajoso, uma vez que o valor que a empresa de marketing gastará com a montagem da infraestrutura será dividido entre os diferentes clientes que ela possui, o que garante economia para o seu negócio.

Considere o impacto da rotatividade

Segundo o IBGE, a rotatividade no país segue em alta, o que significa que, montando sua própria equipe de marketing, a tendência é que você esteja sempre em busca de novos profissionais para ocupar as vagas disponíveis.

Isso envolve gastos de tempo e dinheiro, pois, para encontrar substitutos, é preciso abrir processos de seleção, realizar entrevistas e correr o risco de fazer escolhas erradas.

Nesse ponto, contratar uma agência de marketing é uma forma inteligente de transferir essa função para a empresa contratada. Escolhendo uma agência séria e com histórico de bons clientes, dificilmente você perde tempo se preocupando com qualquer coisa que não sejam os resultados.

Valorize a especialização

Ter profissionais qualificados é fundamental para o marketing. Ainda mais em tempos em que a fragmentação é maior (Inbound Marketing, Mobile Marketing, entre outros).

Sendo assim, é útil contar com um serviço terceirizado. Quando você tem uma equipe fixa em sua empresa, fica mais difícil torná-la qualificada em todos os setores possíveis, pois será preciso disputar profissionais com concorrentes. Essa é uma missão que as agências especializadas podem cumprir com maior tranquilidade, uma vez que possuem experiência de mercado para montar seus times.

Ficou interessado em trabalhar com marketing terceirizado? Então entre em contato conosco e saiba mais a respeito!

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