QUER TER METAS DE VENDAS MAIS CERTEIRAS? SEJA SMART!

A necessidade de inovar e criar técnicas e estratégias efetivas é uma preocupação constante em empresas de vários segmentos. O público está bem exigente e não aceita mais as vendas forçadas. Por isso, uma boa dica é criar metas de vendas certeiras usando a metodologia SMART, que promete otimizar suas táticas e buscar melhores resultados.

Se você deseja conhecer esse método e aplicar no seu negócio, confira nosso post! Vamos explicar, detalhadamente, o que ele significa e o que pode representar para as suas vendas. Boa leitura!

O que são Metas SMART

SMART é o método de criação de metas de vendas certeiras, construídas sobre 5 pilares:

  1. S — Specific ou Específico;
  2. M — Mensurable ou Mensurável;
  3. A — Attainable ou Alcançável;
  4. R — Relevant ou Relevante;
  5. T — Time-Based ou Temporal.

Vamos mostrar cada pilar!

1. Specific

A meta deve ser clara para toda a equipe responsável. Se sua definição deixa dúvidas, o resultado será comprometido. Então tenha certeza de que, ao definir o objetivo, ele esteja claro aos responsáveis.

2. Mensurable

Como avaliar se você alcançou ou não a meta se ela não for possível de ser medida? Imagine o seguinte: como saber se você, realmente, oferece um bom atendimento ao público? Nesse caso, não há uma referência. Por isso, toda meta deve ser mensurável.

3. Attainable

Não adianta colocar metas impossíveis para sua equipe. Isso só causaria frustração ao não atingir os objetivos. Esteja certo de que todas as intenções sejam alcançáveis.

4. Relevant

Ao definir uma meta, você estimula seu time de vendas a alcançar esse objetivo, buscando estratégias certeiras para otimizar os resultados. Mas como alcançar isso se os seus propósitos não são relevantes? Ninguém perseguirá um objetivo que não agrega em nada.

5. Time-Based

Você precisa estipular um prazo para que os envolvidos alcancem a meta definida. Se deixar esse campo vazio, seu alvo pode ser alcançado em uma semana, um mês, um ano etc.

Exemplo de uma boa meta

Simplesmente “aumentar as vendas” não é uma meta, pois não carrega os pilares demonstrados.

Mas pense no seguinte objetivo: aumentar as vendas em 20%, usando estratégias de e-mail marketing, enviando conteúdos relevantes para o público-alvo. O prazo para alcance da meta é de 3 meses.

Conseguiu ver a diferença? No segundo caso, a meta atendeu aos requisitos — específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal — e pode ser cumprida pelos responsáveis.

Dicas para criar metas de vendas certeiras

Agora, vamos dar algumas dicas rápidas de como otimizar as suas metas!

1. Tenha um time atualizado

Sua equipe é essencial para o sucesso das metas. Ela deve se comprometer com os objetivos da empresa e buscar sempre soluções otimizadas. A atualização com novas técnicas, estratégias e tendências é fundamental. Novas ferramentas surgem a cada dia e é preciso estar sempre atualizado para aproveitar as oportunidades do mercado.

2. Tenha confiança

Para realizar boas vendas, é preciso manter e demonstrar confiança. Afinal, se você mesmo não acredita que pode alcançar os objetivos, eles fatalmente não serão batidos. Confie na sua equipe e busque os resultados.

3. Invista no atendimento

Oferecer um bom atendimento ao cliente é um grande diferencial. Uma empresa que não preza em conhecer as necessidades dos consumidores e atendê-los da melhor forma, quando e onde quiserem, não terá a preferência no momento da compra. Atente-se para esse ponto e fidelize seus clientes.

4. Cuide da sua marca

Sua marca representa tudo que é ligado à empresa. Portanto, é muito importante cuidar da imagem da marca e torná-la uma referência no mercado. Para isso, contratar uma agência especializada é uma ótima opção.

Para criar metas de vendas certeiras, é preciso planejar e atentar-se para que sua equipe consiga, de fato, alcançar os objetivos. Lembre-se de que os seus propósitos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

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